No cenário mundial contemporâneo, a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A relação entre ciência, tecnologia e sociedade é muito mais complexa do que a pergunta simplória sobre qual seria a utilidade prática da produção científica. Questões, sobre de que forma a ciência e as novas tecnologias afetam a qualidade de vida das pessoas e como fazer com que seus efeitos sejam os melhores possíveis são constantemente investigadas nas grandes áreas temáticas, entre elas as doenças dermatológicas.
Ao longo de sua história, o estudo da pele e suas doenças, passou por intensas transformações propiciando novos conhecimentos, diagnósticos, técnicas, teorias, classificações e tratamentos que ampliaram as perspectivas da especialidade (Ferreira et al., 2021). Essas informações são compartilhadas de várias formas principalmente em publicações técnicas e eventos científicos.
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta FUHAM, criada em 28/08/1955, como Dispensário Alfredo da Matta, em 1982, passou a Centro de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, com atribuição de oferecer serviços de assistência à saúde da população. Ao longo dos anos tornou-se referência no atendimento de pacientes doenças dermatológicas, sendo credenciada como Centro colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS/OPAS) pela sua atuação no Controle, Treinamento e Pesquisa com Hanseníase.
Em 2025 a FUHAM completará 70 anos de atividades, tanto na assistência onde milhares de pessoas são acompanhadas mensalmente, quanto no ensino e na pesquisa, prestando valiosos serviços no treinamento de profissionais de saúde, alunos de graduação, residentes e pós-graduandos. De forma contínua, a FUHAM tem atuado na área de hanseníase, doenças cutâneas negligenciadas, cirurgias de câncer de pele e infecções sexualmente transmissíveis-IST.
No ensino sua capacidade instalada para a formação de recursos humanos qualificados na área de dermatologia é evidenciada desde 1986 através da Residência Médica em Dermatologia, tendo titulado 58 dermatologistas, até 2025. Em 2017, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas-UEA, iniciou atividades de ensino no curso de mestrado profissional em Ciências Aplicada a Dermatologia, aprovado junto a CAPES.
Na pesquisa tem desenvolvido projetos diversos, especialmente ensaios clínicos. A partir de 2008 criou o programa de iniciação científica em convênio com a FAPEAM, certificando até o momento 189 jovens pesquisadores. Conta, também, com laboratórios de Análises Clínicas, Micologia, Bacteriologia, Patologia e Biologia Molecular multiusuário, equipado com recursos do Governo Federal através do Ministério de Ciência e Tecnologia/FINEP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. Estes laboratórios contribuem como suporte para rotina de diagnóstico dos usuários do SUS atendidos na Fundação, assim como no desenvolvimento de estudos envolvendo dissertações e teses em diferentes programas de Pós-graduação do Amazonas.
Todos os anos a FUHAM promove eventos para o intercâmbio cultural e social através da divulgação de descobertas e a atualização de conhecimentos acadêmico entre estudantes e profissionais. Nesse contexto a divulgação de atividades de pesquisa por meio de eventos abertos para a sociedade serve como estímulo para que os jovens sigam a carreira científica. Eventos abordando as temáticas de Hanseníase, outras doenças com manifestações dermatológicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis tem ocorrido anualmente, em programações individuais ao longo do ano, contudo, nesse formato plural, abordando todos os principais temas, foi especialmente elaborado para a comemoração dos 70 anos da FUHAM.
Objetivos Gerais:
Realizar evento que proporcione a divulgação de conhecimento sobre hanseníase, doenças dermatológicas negligenciadas e IST à estudantes e profissionais da área da Saúde do Amazonas e outros estados brasileiros.
Objetivos Específicos:
Contribuir com a formação acadêmica e atuação de profissionais da área da saúde;
Divulgar conhecimentos sobre hanseníase, doenças dermatológicas negligenciadas e ISTs;
Proporcionar a troca de conhecimento e competências institucionais.
Metodologia:
O evento será realizado nos dias 28 e 29/08/2025, em formato híbrido com transmissão simultânea para todo território nacional.
Serão estabelecidas duas comissões:
comissão organizadora;
comissão científica.
As comissões serão compostas por pesquisadores da FUHAM, professores e alunos de mestrado do Programa de pós-graduação em Ciências Aplicada a Dermatologia, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA em parceria com a FUHAM, bem como dos seis pesquisadores visitantes nacionais vinculados ao programa de dermatologia - PRODERM em andamento.